segunda-feira, 18 de julho de 2011

A construcao naval na Coreia do Sul



Este post eh para todos os curiosos que acham que tudo q vemos na fotos de revista da area naval e nas aulas de faculdade eh mentira ou mundo de Alice. NAO! Isso td existe..rs

Realmente a Coreia esta alguns anos na frente do BR nessa area industrial. Seja no tamanho dos estaleiros, seja na capacidade e efetividade produtiva ou no comprometimento dos seus funcionarios.

Estou trabalhando no Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) como surveyor pela American Bureau of Shipping (ABS).  Explicar o que faco nao eh algo facil, pois nao que estamos vendo no nosso cotidiano mas vou tentar. Sabemos que todo produto tem um projeto e que todo projeto tem normas e procedimentos para serem seguidas. Sejam estas referentes a referencia tecnica ou normas internacionais mandatorias. Para facilitar imaginem um carro. Ele tem que seguir normas de fabricacao da montadora. Deve respeitar limites de poluicao (regras internacionais) e tambem prover seguranca ao usuario e a populacao em torno (Airbags, protecao contra explosao do tanque combustivel, etc).

Agora tente transportar esta ideia a um navio ou plataforma. Entao...eh isso! O que faco eh checar se td isso esta sendo atendido segundo o projeto especificado antes e durante a construcao e dou ok ou entao emito lista de pendencias para realizarem os reparos e ajustes necessarios. Nao digo que eh dificil mas eh algo que nao tem uma rotina e te leva a estudar um pouco td dia, pq obvio que nao  e nunca sabemos tudo.
No Brasil, trabalhei em alguns estaleiros, ja vi alguns navios e plataformas sendo contruidos ou reparados mas, nunca vi e imaginei o que vejo aqui hoje.

A comecar do tamanho do estaleiro. Em area deve ter o tamanho do aterro do flamengo todo, isto eh,  do comeco de botafogo ate o MAM. 

Por baixo, tem uns 50 guindastes de 800 ton. 2 porticos goliath do tamanho de um predio de uns 15-20 andares. Uns 50 galpoes para corte, montagem de bloco, pintura e reparo de solda. Fora isso eles fazem muita obra ao ar livre. O Estaleiro possui todos os recursos para a movimentacao e transporte de blocos e cargas. Imagine: Rebocadores, Lo-Lo, Barcacas, Lanchas de transporte, caminhoes, etc...tudo do proprio estaleiro.

Alem disso tudo eles tem varios predios para  propria administracao, engenharia, instlacoes de clientes e empresas afins, uma delas eh a que trabalho.



Ao conversar com os funcionarios, eles citam o orgulho de trabalhar aqui e de fazer o melhor trabalho possivel aos seus clientes. A limpeza no estaleiro e no navio sendo construido eh algo marcante. A organizacao e o controle de qualidade tem pouquissimas falhas e a eficiencia eh algo inacreditavel. Posso falar com certeza que 30 navios e plataformas sao construidos ao mesmo tempo aqui onde estou.


Junte isso ao Samsung Shipyard, que fica perto do DSME e que tambem tem uma capacidade produtiva semelhante e iguais caracteristicas. E some tbm ao Hyundai, o maior do mundo. Eles produzem 25% da producao mundial e alem de produzir os navios, produzem motores, paineis eletricos, equipamentos auxiliares, etc etc


Enfim, algo que todo profissional da area naval e offshore deveria ver pelo menos um dia para entender o que eh realmente uma industria naval eficiente.

Com tudo isso fico um pouco triste em ver o pais onde nasci, cresci e ja trabalhei, ter seu futuro comprometido pela falta de educacao e infraestrutura.
Uma salva de palmas aos nossos politicos por este post, que eu nao queria estar escrevendo da Coreia. 
Eu queria estar escrevendo sobre o meu pais....